Erdogan pede a Musk a construção de uma fábrica da Tesla na Turquia

O presidente turco Tayyip Erdogan pediu ao CEO da Tesla (TSLA.O), Elon Musk, para construir uma fábrica da Tesla na Turquia, informou a diretoria de comunicações do país na segunda-feira.

Citou Musk dizendo que muitos fornecedores turcos já estão trabalhando com a Tesla e que a Turquia está entre os candidatos mais importantes para sua próxima fábrica.

A Tesla não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.

Erdogan e Musk estavam conversando durante uma reunião na Turkish House, um arranha-céu perto das Nações Unidas em Nova York, relatou a agência de notícias estatal turca Anadolu.

Erdogan está nos EUA para participar da 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante a reunião, Erdogan também disse que a Turquia estava aberta a cooperação em inteligência artificial e Starlink, o empreendimento de internet via satélite da SpaceX de Musk, informou a diretoria de comunicações.

Citou Musk dizendo que a SpaceX deseja trabalhar com as autoridades turcas para obter a licença necessária para oferecer serviços de satélite Starlink na Turquia.

Também informou que Erdogan convidou Musk para participar do festival turco de tecnologia e aeroespacial Teknofest em Izmir, no final de setembro, e citou Musk dizendo que aceitaria o convite com prazer.

Musk também está programado para se encontrar com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na Califórnia na segunda-feira. Musk postou na plataforma de mídia social X que as conversas deles se concentrariam na tecnologia de inteligência artificial.

Em agosto, a Tesla expressou interesse em construir uma fábrica na Índia para produzir um veículo elétrico de baixo custo.

Atualmente, a Tesla possui seis fábricas e está construindo a sétima no México, no estado de Nuevo Leon, como parte do esforço da fabricante de automóveis para expandir sua presença global.

Em maio, Musk afirmou que a Tesla provavelmente escolheria um local para uma nova fábrica até o final deste ano.

As ações da Tesla estão subindo 123% até o momento este ano e a montadora anunciou no sábado que produziu seu 5 milionésimo carro.

Além de comandar a Tesla, Musk também comprou a X, anteriormente conhecida como Twitter, por US$ 44 bilhões em 2022.

Embora se descreva como um defensor absoluto da liberdade de expressão, Musk atendeu a algumas demandas do governo turco para censurar conteúdo no país. Em outros casos, a empresa de mídia social se opôs às ordens dos tribunais turcos.

 

Fonte: Brasil247

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo