França cria fundo de 2 milhões de euros para a defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ no mundo

A ministra francesa das Relações Exteriores, Catherine Colonna, anunciou na segunda-feira (18) a abertura de um fundo de € 2 milhões para apoiar aqueles que defendem os direitos das pessoas LGBTQIAP+ em todo o mundo. O anúncio foi realizado em Nova York, durante um evento que celebrou o 15° aniversário do Grupo LGBTI das Nações Unidas, à margem da 78a Assembleia-Geral da ONU.

Segundo o ministério das Relações Exteriores da França, o fundo será repassado às embaixadas francesas para que apoiem a defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ onde estiverem baseadas. Em comunicado, o governo francês salientou que essa foi a primeira vez que um ministro participou de um evento do grupo.

A França também reiterou seu engajamento em favor da descriminalização universal da homossexualidade e da defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAP+, condenando “atos de violência e discursos de ódio dos quais são alvo”. No ano passado, pela primeira vez em sua história, o país nomeou um embaixador para os direitos dessa comunidade, Jean-Marc Berthon.

A ONU lembra que ainda hoje em 77 países “leis discriminatórias que criminalizam relações privadas e consensuais entre pessoas do mesmo sexo”. Segundo as Nações Unidas, isso expõe a comunidade LGBTQIAP+ ao risco de prisão e perseguição. Em pelo menos cinco países, a homossexualidade pode ser punida com pena de morte.

 

 

Fonte: Brasil247

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo