GPUs Intel Arc Battlemage aparecem no benchmark SiSoftware Sandra

A Intel não divulgou detalhes da sua segunda geração de GPUs dedicadas, Arc Battlemage, até o momento. Indícios vindos agora do banco de dados do SiSoftware Sandra revelam algumas informações, como os 20 e 24 núcleos Xe2 e 12 GB de VRAM presentes nos SKUs vazados.

Sem qualquer indicativo de nomes específicos, as GPUs Intel Arc Battlemage operam a 1,80 GHz, um valor baixo considerando os padrões atuais. Mas, vale lembrar, que estamos falando de chips ainda em desenvolvimento.

Ambos os SKUs contam com a mesma velocidade de GPU, além de 12 GB de memória de vídeo e 8 MB de cache L2. As diferenças ficam para a quantidade de núcleos. Um deles conta com 20 núcleos Xe2 (384 EU) e o outro com 24 (320 EU).

No benchmark GPGPU do SiSoftware Sandra, a GPU Intel Arc Battlemage mais forte fez 7.231 pontos, enquanto a mais fraca atingiu 6.030. Por terem menos núcleos, elas são consideravelmente mais fracas que a série Arc A7 (A770 e A750), que pontua mais de 10 mil no mesmo teste.

Situação atual das GPUs Intel Arc Battlemage

No início do ano, Tom Petersen, representante da Intel, havia revelado que o desenvolvimento das GPUs Battlemage já estava avançado e seguindo o cronograma planejado.

Segundo Petersen na época, somente cerca de 30% da equipe de desenvolvimento estava trabalhando nos chips Arc Battlemage, sendo que a maior parte estava focada em otimizações de software para essas GPUs.

“Está vindo, estou muito animado com isso e todos os nossos engenheiros […] estão constantemente fazendo suas coisas de engenheiros. Eu diria que cerca de 30% de nossos engenheiros estão trabalhando em Battlemage”, disse Petersen.

Além disso, a Intel já trabalha na terceira geração de GPUs dedicadas. Chamada de Celestial, essa geração já tem a atenção de grande parte dos engenheiros da empresa.

Um dos últimos rumores acerca das GPUs Intel Arc Battlemage diziam que a topo de linha, provável Arc B770, não deve brigar com as GPUs high-end da AMD e NVIDIA. Segundo o RedGamingTech, a Intel teria mudado as especificações das GPUs de segunda geração.

Antes, falavam de memórias em uma interface de 256-bit e agora passa a ser 192-bit. A velocidade das memórias subiram de 18 Gbps para 20 Gbps e agora existe uma memória cache proprietária da Intel chamada de “Adamantine“, serão 512 MB, mas o cache L2 desceu de 116 MB para 8 MB, provavelmente por conta da nova tecnologia.

A primeira geração Arc Alchemist teve um atraso considerável em seu lançamento. Resta saber se o mesmo acontecerá com as GPUs Intel Arc Battlemage.

 

Fonte: Adrenaline

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo