GPUs Intel Battlemage funcionarão em Linux

As GPUs Intel Battlemage estão próximas de serem lançadas e a fabricante está trabalhando atualmente no suporte que será oferecido nos sistemas operacionais baseados em Linux. A proposta é lançar os processadores Lunar Lake – os Intel Core Ultra 200V – com seus recursos completos nestas plataformas.

Segundo o Phoronix, a corporação está desenvolvendo um driver de vídeo funcional para suas novas placas de vídeo e deve trazê-lo junto à versão Linux 6.11 kernel. A reportagem aponta que ele não está “completo”, mas ao menos habilitará a funcionalidade de vídeo para as GPUs Battlemage dentro do sistema operacional pela primeira vez.

Também foi revelado que a Intel está trabalhando em outros recursos para as GPUs Battlemage em Linux, como mudanças no driver de Gerenciamento de Renderização Direta, habilitar display HPD e alguns recursos para economizar o consumo de energia.

Economia de consumo é uma das maiores prioridades da fabricante, considerando que a nova solução gráfica chegará primeiro de forma integrada às CPUs Core Ultra 200V. É importante levar em consideração que, neste campo, ela disputará espaço com os Snapdragon X da Qualcomm e os chips AMD Ryzen AI 300.

Ou seja, os drivers das GPUs Intel Battlemage devem tomar este caminho inicial, já que eficiência energética é uma das principais vantagens atuais do Snapdragon X. Isso significa que a fabricante tentará ao máximo se equiparar ou até reduzir ainda mais este fator com sua arquitetura Lunar Lake.

O projeto da Intel para as GPUs Battlemage

Entre os recursos que a Intel deseja trazer ao Linux com suas GPUs Battlemage, seja de forma integrada aos processadores ou como hardware próprio, está a funcionalidade de repetição de painel – habilitando o driver a apenas atualizar partes do display e apresentando novas informações ao invés de apenas atualizar o buffer do quadro.

Ela também pretende trazer o gerenciamento de ligação de energia avançado Auxless, suporte ao “link-off-between-frames” e taxa de atualização compatível ao conteúdo (variante do VRR) – que também são técnicas para economia no consumo de energia.

A chegada das GPUs Intel Battlemage

A Intel tem a pretensão de trazer um salto de desempenho de 1.5x com suas GPUs Battlemage de forma integrada, em comparação à arquitetura Arc Alchemist. Eles afirmam que houve impulsionamento nos motores XMX (inteligência artificial) e de vetores aprimorados, além de trabalhar com maiores caches e unidades RT.

Em relação ao motor de vetores XVE, a fabricante aponta que agora seus gráficos integrados podem alcançar oito múltiplos de 512-bit por clock e oito vetores de 2048-bit por clock via XMX. O motor SIMD também terá acréscimo para 16 lanes.

É importante notar que ainda que as GPUs Intel Battlemage “mobile” não cheguem primeiro, elas serão a parte mais importante do projeto. Inevitavelmente, a fabricante vende mais processadores do que GPUs discretas, com seu foco se tornando aprimorar a experiência de onde está a maior parte dos consumidores.

 

 

Fonte: Adrenaline

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