MediaTek trará chips para Windows em ARM em 2025

Não é novidade para ninguém que a MediaTek está desenvolvendo chips em ARM para combater a liderança da Qualcomm com o Windows. Uma nova reportagem da Reuters aponta que a fabricante trará seus processadores no segundo semestre de 2025, um pouco depois do fim da exclusividade da Qualcomm com a Microsoft.

De acordo com três fontes, o design destas CPUs em ARM para Windows já estão prontos e isto ajudará a agilizar o desenvolvimento dos hardwares. No entanto, não foi divulgado se a NVIDIA está trabalhando neste projeto em conjunto com eles, como apontam os rumores, ou se estão produzindo seu próprio chip de forma separada.

Porém, é certo que em 2025 a corrida de processadores em ARM se tornará bem mais acirrada. Com MediaTek já trabalhando nos projetos, NVIDIA também e até mesmo a AMD, é bem possível que a quantidade de “AI PCs” prometida pela Microsoft dispare e a concorrência entre todas estas empresas se torne ainda maior no próximo ano.

A MediaTek aguarda o fim da exclusividade

A exclusividade da Qualcomm para produzir chips em ARM para o Windows vem de alguns anos atrás, em 2017. Mesmo com o acordo expirando em 2021, a aquisição da Nuvia – startup formada por três ex-engenheiros da Apple que trabalharam com ARM para o Silicon – provavelmente estendeu o período, que agora será encerrado.

Porém, só neste ano atual de 2024 que houve um grande impulso – a chegada dos processadores Snapdragon X, os primeiros a serem produzidos pela Nuvia para trazer um desempenho sem precedentes aos PCs domésticos em relação à inteligência artificial.

O projeto é tão grande que a Microsoft realizou uma apresentação apenas para mostrar os “AI PCs”, os próximos notebooks que contarão com estes processadores em ARM e que terão o selo Copilot+ PCs. Ou seja, é uma fatia do mercado que nenhuma fabricante desejará ficar de fora – inclusive a própria MediaTek.

MediaTek e ARM

Outro aspecto importante de entrar em discussão é que a MediaTek não é uma novata no mercado de ARM, já produzindo SoCs baseado na tecnologia anteriormente – focado em dispositivos Android e nos Chromebook.

O objetivo dela agora, assim como o da NVIDIA, AMD e todas as demais é entrar no mercado do Windows e agirem na dianteira das IAs para o consumidor final.

 

 

Fonte: Adrenaline

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo