Micron perde processo de patente e terá de pagar $445 milhões

A fabricante norte-americana Micron perdeu um grande processo de violação de patentes que foi movido pela Netlist, com o júri dos Estados Unidos decidindo que a empresa é culpada pelo uso delas para a produção da tecnologia usada em módulos de memória.

O tribunal decidiu que terá de ser paga uma quantia de $445 milhões ou mais em danos para a Netlist. O processo envolvia duas patentes: a número 417 e a número 912. São $20 milhões relacionados à primeira, enquanto a segunda a cobrança será de $425 milhões por danos e prejuízo.

Além disso, foi decidido pelo júri que a Micron cometeu a infração intencionalmente – o que pode resultar em multiplicadores de até três vezes para os valores de indenização citados acima, variando da avaliação de cada juiz.

O caso foi analisado no Distrito Leste do Texas, nos Estados Unidos. A acusação partiu da Netlist, apontando a Micron como responsável pela violação de suas patentes para aprimorar a capacidade de seus módulos de memória e o desempenho – apontando alguns de seus produtos como exemplos do uso da sua tecnologia.

Apesar do processo contra a Micron exigir uma quantia alta, é notável que a fabricante detém uma parcela considerável do mercado de memórias de alta largura de banda e tem algumas conquistas em seu caminho – como toda sua produção em memórias HBM já ter sido vendida pelo ano-calendário de 2024. Ou seja, afetará os lucros, mas não de forma significativa.

A Micron ainda pode se defender

Mesmo sendo acusada e o júri determinando o pagamento que a Micron deve realizar para a Netlist, a fabricante ainda pode se defender e alguns fatores indicam que isto ocorrerá.

O Conselho de Julgamentos e Apelação de Patentes determinou, em abril de 2024, que a patente de número 912 não era válida e devia ser cancelada. Se recorrer, é possível que a Micron consiga reverter a maior cobrança deste processo e tenha “apenas” o montante de $20 milhões a pagar para a acusação.

É importante notar que esta não é a primeira vez que a Netlist segue contra as gigantes fabricantes de memória. Em 2023 eles também venceram um processo contra a Samsung, obtendo uma decisão favorável e ganhando $303 milhões da sul-coreana.

 

 

Fonte: Adrenaline 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo