Mulher resgata mais de 1,5 mil morcegos que congelavam no inverno dos EUA

Muitos dos animais pareciam mortos ao caírem de 4,5 a 9 metros de altura em uma ponte em Houston, mas a maioria sobreviveu e está apta a voltar à natureza.

Uma colônia de 1,5 mil morceguinhos-das-casas (Tadarida brasiliensis) foi resgatada morrendo de frio na ponte Waugh Bridge no estado norte-americano do Texas. Os animais já sofriam choque hipotérmico quando foram avistados por Mary Warwick, de 60 anos, diretora executiva do Houston Humane Society TWRC Wildlife Center.

Warwick ficou preocupada com os morcegos quando as temperaturas estavam caindo abaixo de zero em Houston nos dias anteriores ao Natal. Embora a maioria das populações destes seres do Texas vá para o sul no inverno, ela sabia que um número considerável permaneceria para trás.

A norte-americana estava determinada a evitar que se repetisse a tragédia de fevereiro de 2021, quando o estado suportou temperaturas árticas por nove dias e mais de 5 mil morcegos caíram da ponte e morreram no frio. Em 21 de dezembro, ela correu até Waugh Bridge, onde a população local já convive com esses animais há quase 30 anos.

Havia dezenas dos mamíferos no chão, fracos demais para se segurar nas fendas estreitas no concreto sob a ponte. Muitos pareciam mortos e caíram a 4,5 a 9 metros de altura. “Eles têm, no máximo, sete centímetros de comprimento, não têm muita gordura corporal e esfriam muito rapidamente”, explica Warwick, ao The Washington Post.

Após vestir um par de luvas, a protetora animal recolheu os morcegos que não respondiam, um por um. Coletou 138 deles e os colocou em uma caixa forrada com um cobertor macio que levou em seu assento de carro aquecido. Conforme os animais se esquentavam, eles começavam a se mover.

Warwick trouxe os morcegos para casa para aquecê-los em uma incubadora. Injetou fluidos sob a pele dos animais com uma agulha e uma seringa, alimentando-os com um mingau feito de larvas-da-farinha. Nas noites seguintes, voltou até a Waugh Drive Bridge para resgatar mais exemplares desta e de uma colônia de outra ponte ao sul de Houston.

Quando capturou 900 morcegos, a norte-americana decidiu ser hora de desacelerar o metabolismo deles, para que não precisassem comer tanto, pois estava muito demorado cuidar de todos. A solução, segundo ela, foi colocar os recuperados em grandes canis em seu sótão, onde a temperatura era mais baixa, até que esquentasse o suficiente do lado de fora para devolvê-los à ponte.

Embora 115 dos morcegos não pudessem ser salvos, o restante se recuperou após cinco ou seis dias. Conforme postagem no Facebook do Houston Humane Society, com a ajuda da equipe do Delores Fenwick Nature Center em Pearland, 929 morcegos foram resgatados no condado de Brazoria só na manhã de 23 de dezembro. No Natal, já se somavam mais de 1,5 mil.

Estes animais foram levados junto aos de Waugh Bridge para cuidados de reabilitação. Felizmente, a maioria deles sobreviveu. “56 morcegos de Pearland estão em estado crítico e exigirão cuidados mais intensivos; no entanto, os outros morcegos precisavam apenas de suporte de calor e hidratação para iniciar rapidamente seus sistemas”, diz a publicação.

A maioria dos morcegos da Waugh Drive Bridge foi liberada de volta para sua colônia após o pôr do sol em 28 de dezembro. No dia seguinte, a Houston Humane Society informou no Twitter que centenas dos pequenos animais de Pearland Fite Road voltaram ao seu lar no final da noite.

Warwick conta que os morceguinhos-das-casas são comuns no Texas e que recebeu treinamento para cuidar deles. Os animais são importantes para o ecossistema e comem muitos mosquitos. “A ponte [Waugh Bridge] também é uma atração turística popular, então os morcegos merecem nossa ajuda”, acrescentou.

A cuidadora, que já reabilitou esquilos, guaxinins, falcões, patos e corujas, disse que estava animada para tirar morcegos de seu sótão e mandá-los de volta para a natureza. “Espero que fiquem quentinhos e felizes, mas se precisarem de ajuda, estamos aqui”, ela diz.

 

 

 

 

Fonte: Revista Galileu

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo