Saiba quem são os amazonenses que vão se apresentar no Rock in Rio 2022

Artistas Rafa Militão, Victor Xamã e Keila Sankofa fazem parte deste grupo e falam sobre as expectativas para o evento

 

Um grupo de artistas amazonenses – entre eles Victor Xamã, Rafa Militão e Keila Sankofa – irá representar a região Norte num dos maiores eventos de música do mundo, o Rock in Rio Brasil. O RiR 2022 começa nesta sexta-feira (2), e a programação segue pelos dias 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, na Cidade do Rock (Parque Olímpico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro). A estimativa é que pelo menos 700 mil pessoas passem pelo evento durante os sete dias de duração.

Em entrevista ao BEM VIVER, três destes artistas amazonenses contam detalhes sobre como receberam o convite para se apresentar no evento; como estão se preparando para esse momento; e sobre as expectativas para o grande dia que vai ficar marcado para sempre na vida de cada um deles.

 

Presença VIP

Está mais do que confirmado: a DJ e rapper amazonense Rafa Militão é uma das artistas amazonenses convidadas a tocar no Rock in Rio 2022. Em entrevista exclusiva ao BEM VIVER, a jovem revela: “Até agora a minha ficha ainda não caiu”. Militão recebeu o convite para tocar num espaço VIP da Warner Music dentro do festival, nos dias 4 e 11 de setembro (dois domingos), nos mesmos dias que Justin Bieber e Dua Lipa se apresentam. “Eu tenho alguns horários divididos, faço três sets de uma hora, no Espaço da Warner Music, que é reservado para os artistas e diretores da Warner, não é um espaço aberto para todos”, explica Rafa.

O repertório musical da artista será voltado para o catálogo da Warner. “Vai ser muito bonito”, diz ela. Militão enxerga a sua participação no maior festival de música do País como uma abertura de caminhos. “É muito difícil não ter tido uma referência de onde eu vim, eu não conheço ninguém que esteve nesse lugar antes – não de onde eu vim. Então, ser também essa pessoa que pode abrir caminho, pra mim, é muito ‘brabo’, porque a minha missão é essa mesmo: tecendo redes, fazendo conexões por aí, não só por mim, mas pela galera toda do Norte. Tem muito artista ‘brabo’, que eu acredito muito no trabalho. E a gente está nesse processo de retomada, pra galera se ligar que o Norte é forte, que a gente existe”, conclui.

 

Rap nortista

O rapper Victor Xamã é um dos confirmados no line up que vai compor a NAVE, atração do Rock in Rio co-criada com a Natura. Essa é a estreia do amazonense, não só como artista dentro do festival, mas também como espectador. Ele se apresenta ao lado de Nic Dias e Pantera Black, no dia 3, às 14h30. “A gente vai fazer uma apresentação interativa, num palco em formato de barco, e com certeza eu vou estar cantando sobre a Amazônia. Vai ser a primeira vez que eu e Nic Dias vamos apresentar juntos, ao vivo, a música ‘Calor’. Essa música fala muito sobre a região Norte, sobre a invisibilidade da arte que é produzida no Norte. Eu também tive o prazer de conhecer o trabalho da Pantera Black, e me identifiquei muito. Pode ter certeza que a gente vai fazer uma apresentação, os três juntos e misturados, da melhor maneira possível”, revela o artista.

Questionado sobre o sentimento em ser um dos representantes do Norte a cantar no RiR, o jovem, de 27 anos, afirma: “A sensação que eu tenho é de dever cumprido. Não é novidade pra ninguém que fazer arte na região Norte é extremamente complexo. A gente ainda precisa caminhar muito, pro nosso povo mesmo, ter o amor pela nossa cultura, de realmente frequentar o espaço que a gente canta; e eu tô nessa caminhada do rap pra mais de 12 anos. Então, passou um filme, sensação de dever cumprido, não só de estar cantando no Rock in Rio, mas tudo que vem acontecendo na minha carreira esses tempos”, celebra o rapper, que acumula mais de 3 milhões de visualizações no Youtube e, no total, mais de 10 milhões de visualizações no Spotify.

 

Artes visuais

O convite para a artista visual e cineasta amazonense Keila Sankofa se apresentar na Cidade do Rock chegou por meio da produtora 11:11. A artista fala ao BEM VIVER sobre o sentimento em fazer parte desse grandioso festival. “A sensação é de que todo o trabalho, pesquisa e produção que venho desenvolvendo há alguns anos ganhou outros territórios, isso devido a força que essas narrativas carregam como arte e como pensamento sobre o agora”, diz Keila, que fará parte do projeto NAVE dentro do Rock in Rio.

Um trecho do resumo sobre o que a artista vai exibir no festival afirma que haverá “contato, interação e nutrição”. “O prato principal servido nesse banquete se chama de ‘Caldeirada’, que é uma mistura feita em um caldeirão (panela grande) onde são adicionados em suas ordens hortaliças, verduras, pimenta e peixe de água doce. Uma mistura mágica que é consumida de forma coletiva pelos territórios amazônicos […]”, explica o trecho. “O trabalho que levo é o resultado de uma residência que realizei da Amplify, e que com uma outra artista sonora da Argentina. Realizamos esse trabalho chamado Presente das Presenças”, conclui.

 

Outros artistas

Além dos artistas amazonenses citados na reportagem, nomes como Denilson Baniwa, Uýra Sodoma, Number Teddie, Fepa, Nelson D, entre outros, também marcarão presença no Rock in Rio 2022.

 

 

Fonte: Gabrielly Gentil/acrítica.com

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo
1